quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Luiza, de Tom Jobim.

Bem, neste video eu estou interpretando esta obra de Tom Jobim, chamada "Luíza". O arranjo é do grande violonista Marco Pereira.
Detalhe: em algum momento da execução, ouve-se uma espécie de som de cordas ao fundo, como se estivesse havendo um acompanhamento.. Estranho... Até hoje me impressiono com isso! Ainda estava aprendendo a lidar com o celular novo..hehe!!
O que me chamou a atenção nele foi a amplitude da linguagem. Por ser o violão, um instrumento de pequena sustentação sonora, o arranjador desenvolveu uma forma de linguagem que torna instrínseca a continuidade da voz. Quem não conhece a melodia original (se é que haja alguém inculto o suficiente pra isso) não vai perder a idéia da concepção original autoral. Tons inteiros e modos jazzísticos incorporam-se à idéia musical..
Ahh, sobre o violão: é um Di Giorgio modelo Master, ano 1993, maciço. Feito com fundo e lateral em mogno, tampo em pinho canadense, escala em ébano. Meu primeiro violão "profissa", encordoamento Hanabach tensão alta. Vendi este mês pra um ex-aluno, o Mauro, que estudou um tempinho comigo quando ministrei aulas de violão erudito no Conservatório Villa-Lobos em Sampa. Fica a alegria de ter usado um instrumento tão bom e em situações tão nobres!
Saudosismo à parte, deixe-me dizer que para mim o melhor intérprete desse arranjo é o magistral violonista de Jundiaí, Fabio Zanon.
Pra quem desejar ver, é só pesquisar no Youtube.
Espero que gostem! E que comentem!!

Abraço.



Pra quem desejar estudar a peça, estou disponibilizando o arquivo em PDF:

Luiza (Partitura, PDF)

3 comentários:

  1. Sempre vemos pessoa que se "denomeiam" levitas, todas as vezes lembre des ensinamento que aprendi nesse ultimos 4 anos.
    Deus abençoe PR

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Pr. pelo Bolg, vou te pedir um favor !!!
    Grava em video a música ele exaltado, a mesma e que tocou no congresso gostei muito, os videos que tem na NET estão ruins com atraso.

    Agredeço
    Sempre que tiver uns materais para estudos nos disponibilize no site...

    Abraço Pr.

    Richard
    Banda RG

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, meu caro Gildo!
    Por acaso, descobri seu blog, e gostei muito da sua performance em Luiza do mestre Tom!

    ResponderExcluir

Comente aqui como pensa a respeito do que escrevi.
Assim ampliamos o conceito e enriquecemos o conteúdo!
Abraço!

FAÇA UM BLOGUEIRO FELIZ!!!

C O M E N T E ! !

Corajosos que teimam em ler o que escrevo: