sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Os Generais de Deus

Ontem eu terminei de ler este livro que tanto me surpreendeu. Geralmente, quando se trata da vida de grandes homens e mulheres que servem a Deus com uma missão, tem-se o zelo de não tratar de assunto comprometedores. Não que isso tenha sido tratado para "comprometer" os referidos personagens desta narrativa, mas que não é costume abordar alguns fatos que não seriam muito bem aceitos ou compreendidos pela comunidade evangélica de uma forma geral.
Hoje em dia, temos nos deparado com uma série de novidades em nosso meio. Parece que não nos surpreendemos mais com tantas surpresas (redundante??)... Mas, ao olharmos os relatos de Roberts Liardon a respeito desses proeminentes personagens do avivalismo ocidental, percebemos que o que ocorre hoje é meramente a repetição do que já houve.
As lições mostradas através das vidas destes pregadores do Evangelho, vêm através de suas boas e de suas más ações. Os acertos e os êrros são narrados tranquilamente aqui e fazem o leitor refletir que não existem super-evangelistas inerrantes diante de Deus, mas que existe um Deus de misericórdia que não concorda com os êrros mas que não os impede de cometê-los e ao chegarem nas consequências, a lição surge, oferecendo sempre a possibilidade ao homem (ou mulher) de recomeçar, agora corrigindo falhas e aperfeiçoando seu caráter.
Os personagens abordados são:
John Alexander Dowie - O Apóstolo da Cura; Maria Woodworth-Etter - A Demonstradora do Espirito; Evan Roberts - O Avivalista Galês; Charles F. Parham - O Pai do Pentecoste; William J. Seymour - O Catalisador do Pentecoste (famoso pelo acontecimento da Rua Azusa); John G. Lake - O Homem da Cura; Smith Wigglesworth - O Apóstolo da Fé; Aimée Semple McPherson - Uma Mulher Separada por Deus (fundadora da Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular); Kathryn Kuhlman - A Mulher que Cria em Milagres; William Branham - Um Homem de Notáveis Sinais e Prodígios; Jack Coe - O Homem que Possuía Uma Fé Ousada; A. A. Allen - O Homem dos Milagres.
Não que eu discorde veementemente dos títulos conferidos a cada um deles, mas eu, particularmente acho isso desnecessário e marketeiro. É fato que Deus usa mesmo aqueles que se dispõem a Seu serviço, mas enchê-los de títulos só afasta os olhos do povo daquele que realmente realiza o impossível na Terra - Jesus!
Aliás, que título dariamos a Jesus hoje em dia? Ele mesmo não dizia nada sobre si.
Gosto muito do que Paulo ensina em uma de suas cartas: "Que os homens nos considerem pois, como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus (1 Coríntios 4:1)", nada além.
Ainda tenho que dizer que o livro é empolgante e cuidadoso. Vale a pena ler.

Publicado originalmente sob o título
God's Generals: Why some succeeded and why some failed
por Whitaker House, 1030 Hunt Valley Circle New
Kensington, PA 15068, USA
Publicado no Brasil com a devida autorização e com
todos os direitos reservados pela The Way Editora.
Telefones: (11) 3104-6149
E-mail: thewaybooks@hotmail.com


Abraço.

4 comentários:

  1. OLá Irmão Gildo Carvalho.
    Gostaria de ler este livro "Os Generais de Deus".
    Como posso comprá-lo.Por favor me indique a livraria do mesmo.Sou do RS.Meu endereço eletrônico é isacssantos@yahoo.com.br.Me chamo Isabel Cristina Vargas dos Santos.Adoro ler.Este livro me chamou a atenção.Visitando alguns sites encontrei o seu.Agradeço desde já.Fique na Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Paz! Obrigada por seguir meu blog! A temática do meu blog é bem diferente da do seu, mas valeu!!!! Gostei do seu blog e vou procurar este livro prá ler... amo ler!! Que Deus te abençoe! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Hi, Pr...
    Então... Fui na Livraria que tem ali perto do metro Armenia e vi esse livro, mas lá estava muito caro, mesmo assim quase comprei, fiquei de pesquisar alguns preços...
    Vi na Fenac e Nobel, mas não tinha.
    O Sr comprou??
    Pagou quanto, se for mais barato irei comprar onde comprou. na Conde de estar mais barato.
    Nunca fui lá acredita..
    Abçs Pr.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é excelente e mostra nao só as coisas boas que esses homens fizeram, mas, seus erros e erros que levaram alguns a morte.

    ResponderExcluir

Comente aqui como pensa a respeito do que escrevi.
Assim ampliamos o conceito e enriquecemos o conteúdo!
Abraço!

FAÇA UM BLOGUEIRO FELIZ!!!

C O M E N T E ! !

Corajosos que teimam em ler o que escrevo: