quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Músico sim, Levita não!


















O termo “Levita” tem sido utilizado em grande parte das igrejas evangélicas no Brasil. Associa-se ao termo, a figura do músico, do adorador que ministra usando a música como ferramenta de sua expressão junto a Deus e aos Homens. Mas, será que isso tem aprovação e embasamento bíblico? Será que não estamos nos permitindo ser guiados por um título bonito que está fora de questão para o que fomos chamados em nossos dias? Veja: A aliança (pacto) que fôra firmada na cruz do Calvário, através de Nosso Senhor Jesus Cristo, trouxe consigo muitas mudanças no comportamento e na concepção dos Homens.
Deus preparou o Ap. Pedro para receber Cornélio e aceitar seu convite para estar com ele em sua casa. Deu a Pedro uma visão tremenda e o ensinou que não poderia mais se limitar a ensinos antigos os quais o impediriam de estar com um gentio por não considerá-lo capaz de ser aceito por Deus. Qual não foi sua surpresa, ao encontrar Cornélio e muitos convidados, que mesmo sem ter-lhes imposto as mãos e nem ministrado sobre eles, apenas falava enquanto todos os que estavam presentes foram cheios do Espírito Santo! Imagine, se ele tivesse negligenciado a Nova Aliança? Muitas ovelhas novas deixariam de ser alcançadas.
O mesmo acontece agora. Sem que se dê conta, muitos irmãos têm voltado à Velha Aliança, onde a Lei era o meio de acesso a Deus, e tem proferido com sua boca (ligando aqui na Terra) que o ministério de música de hoje é composto de Levitas!
Eu digo a você leitor, NÃO! Não há Levitas nos nossos dias!
A Nova Aliança que foi estabelecida com alto preço do sangue de Jesus não pode ser deixada de lado. O nosso sacerdócio vem de autoridade espiritual através da unção de Jesus em nós. Não temos linhagem de sangue dos Levitas, não estamos vivendo a Lei e os Profetas. A Salvação que conquistamos é pela Graça através do Pacto de Cristo!

Se o nosso sacerdócio (considerando que a música também exerce função de sacerdócio) vem de Jesus – cf Apoc. 1:6 (E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai...) podemos lembrar que o autor de Hebreus diz que o sacerdócio de Jesus não vem das tribos, como a de Levi, porque Jesus, pelas tribos não poderia ser sacerdote, uma vez que sua linhagem era de Judáh. Então, manifestou-se a sabedoria de Deus revelando que a autoridade sacerdotal de Jesus vem da mesma linhagem de Melquisedeque. Antes das tribos serem estabelecidas e, portanto, mais antiga e com maior autoridade. Observe: Melquisedeque – rei e sacerdote de Salém; Jesus – Rei dos reis e sumo sacerdote da nossa confissão; nós hoje (através da Nova Aliança) – reis e sacerdotes para Deus o Nosso Pai! Essa é a ordem correta! É a nossa verdadeira posição!
Dizer que sou levita é trazer a lei de volta à minha vida através do que falo (pelas tuas palavras serás condenado ou justificado – Mateus 12:37). Na Lei o pecado domina (Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.- Romanos 6:14)
A Lei tem maldição (Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las – Gálatas 3:10), Jesus morreu na cruz fazendo-se maldição por nós e nos resgatou da maldição da Lei e fez de nós, gentios, autorizados com base na Sua linhagem a ministrar com o Poder do Seu Espírito aos Homens (Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.Gálatas 3:13, 14).

Então o que somos? Somos filhos de Deus cumprindo um Chamado Excelente. Sem títulos, para que a excelência do poder que opera através de nós seja de Deus. Esse é o nosso tesouro (2 Coríntios 4:7; Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós).
(Abordagem ampla sobre o tema você encontra no Livro: Sacerdotes por Excelência, de Gildo de Carvalho. À venda no site www.saraiva.com.br)

7 comentários:

  1. oi meu chefe e amigo..vc estah sempre nos surpreendendo...parabéns pelo blog, e mto obrigado pelos ensinamentos!

    te amo em Cristo! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Tá vendo? Vc inaugurou o blog!!
    Isso não é pra qualquer um, hein?
    Grande abraço pra ti e sucesso na vida..

    ResponderExcluir
  3. oii gildo concordo plenamente contigo!!!
    e o que está na biblia...as pessoas interpretem erradas ou aprenderam de forma errada isso...
    um grande abraço...fica na paz....

    ResponderExcluir
  4. Pr. Gildinhooo, que bom que tem esse artigo aquiii, lembro-me que quando esteve em Mogi Guaçú, ministrou sobre isso... Copiei e colei no meu blog, e já aproveitei pra divulgar seu blog, rsrs... clica aqui pra vc ver olha >>>

    http://liahmmusicaieq.musicblog.com.br/226113/Musico-sim-Levita-nao/


    Abraçãooo!

    ResponderExcluir
  5. Gildo, Rodrigo IEQ Valinhos, é verdade temos que desempenhar nosso chamado com excelência, para que a glória de Deus seja manifestada através de nós, e que possamos impactar vidas que estão sedentas de Deus.
    Sempre admirei seu trabalho e sua sabedoria.
    Parabéns, grande Abraço.
    (Digão).

    ResponderExcluir
  6. Pr. Gildo,
    Já há algum tempo que tenho blog, e na chamada "blogosfera cristã", não percebiamos muitos "quadrangulares" com blog na grande rede. É algo importante ter o sr como uma voz dessa geração que prega ao Senhor pelas ondas da internet.
    Matéria muito edificante e esclarecedora. Parabéns, estou seguindo ao sr.

    Conheça o meu blog:
    www.blogdowaltim.blogspot.com

    Em Cristo,
    Walter Filho (I.E.Q, Tupaciguara-MG)

    ResponderExcluir
  7. gostei do artigo e acho muito esclarecedor, particurlamente eu não tenho uma opinião precisa ou definitiva sobre este assunto, e talvez por ignorancia faço uso desta palavra mais não existe nenhuma invocação da minha parte, de viver as regras da lei até porque a graça de Cristo me basta. o unico sentido pelo qual faço uso desta palavra é que os levitas eram servidores e eu me sinto um servidor, Jesus disse: - O filho do homem não veio para ser servido mais para servir. não invoco direitos ou a liturgia levitica, só o sentido de serviço , de qualquer modo agradeço pela postagem, acho bastante enriquecedor o debate. obrigado paz!!!

    ResponderExcluir

Comente aqui como pensa a respeito do que escrevi.
Assim ampliamos o conceito e enriquecemos o conteúdo!
Abraço!

FAÇA UM BLOGUEIRO FELIZ!!!

C O M E N T E ! !

Corajosos que teimam em ler o que escrevo: