quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Você é "Do-Contra"?

"Os Levitas", "Oh glória!", "Apóstolo", "Sapato de Fogo", "Unção", "É Tremendo!" e tantas outras expressões comumente ouvidas em centenas de eventos por esse Brasil afora, me deixam intrigado. Algo está acontecendo à nossa volta e está perdendo o controle! Ou sou eu que estou na contra-mão de tudo? Já disse que eu não consigo ouvir a programação evangélica disponível nas rádios em São Paulo? Pois é. O pastorzinho não tem bom-senso algum e nem bom gosto pra apresentar o seu "pograma gospi" (gospi purquê é di moda, mas nem sabe o que quer dizer...). Outro dia eu estava tentando ouvir, juro que estava tentando, pra dar uma chance a mais e não sair por aí dizendo o que não era justo, mas, não deu! O pastor-apresentador disse:
- Agora vamos ouvir um lindo hino pra louvor e glória de Jesus! Toca o hino, irmão! (e o "hino" começou a tocar).
Pouco depois de terminar a primeira estrofe da canção (até que bonitinha...), o pastor-apresentador interrompe:
- Amém! Amém! Linda canção!! (!?) Linda mesmo, Aleluia (!?) Agora vamos falar da campanha "tal", do abraço que fulano está mandando pra cicrano... etc, etc, etc

E depois de tanta grosseiria comunicativa, lê a bíblia e ora.
- Amanhã tem mais, viu irmão!

Se depender de mim, está esperando até agora... (ainda bem que não depende).
Uma vez, fui conversar com um produtor de música evangélica. Mostrei minhas canções. Ele me disse que não encaixava, porque não vende. O que estava em moda nas igrejas deveria ter uma letra bem longa pra ter que cantar bem rápido, falando de vaso, terremoto, furacão, chuva, coisas assim. Pra dar certo, senão o povo nem para pra te ouvir e você não vende! É pra desanimar, né?
Tempo bom aquele quando ouvíamos as mensagens de salvação e de esperança ao bom estilo da música brasileira com os "Vencedores por Cristo" ou quando declarávamos que não entendíamos os espinhos sendo exortados em amor a pedir mais graça ao Senhor com o Paulo César do grupo "Logos".
Eu realmente sinto falta disso. Fui muito influenciado pelas canções do Adhemar de Campos, do Asafe Borba, do Jairinho (do Grupo Elo), do Paulo Cesar (Logos). Acho que foi isso que me fez compor músicas que não vendem, nem servem para o mercado...
Agora estou com um forte desejo de gravar um CD interpretando alguns clássicos da música cristã ao violão erudito. Já sei: não vende!!! Quem sabe eu consigo alguma ajuda por aí e gravo assim mesmo... pra não vender, mas pra ser "do-contra". Afinal o cara mais "do-contra" que eu conheço chama-se Jesus e ele foi tão contra que incomodou bastante gente a ponto de se sacrificar pelos ideais verdadeiros.
Quando eu digo que não sou levita eu sei que muitos não entendem. Acontece que as pessoas não vão ler um pouquinho a bíblia pra ver se isso é pra nós, e, não é! Eu estou na graça e recebo as bênçãos que a graça revela. Em minhas viagens conheci gente que não se conformava em perder o "título"! Mas é justamente isso! Pra quê título? Pra levantar a bandeira de Jesus ninguém precisa de título!
Eu alcancei alguns importantes títulos em minha vida, mas isso não muda quem eu sou, não muda meu nome, não me dá amigos leais, não me dá paz e nem salvação.
Na bíblia encontramos: Que os homens vos considerem ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus (I Coríntios 4: 1). Então, basicamente, entendo que o mérito vem dos resultados dos feitos e do exemplo de vida para que, assim, possa ser uma ferramenta nas mãos do Criador para levar alguns a serem convertidos a Cristo.
Tudo o que passa disso é de procedência maligna.
Eu observo pessoas vazias imitando pessoas vazias, porque perderam a melhor referência de pessoa cheia!
Sobre isso, meu amigo José Jorge pregou certa vez: O som de uma lata vazia é bem diferente do som da lata cheia: quando cai a lata vazia ao chão, faz muito barulho, porque está vazia. A lata cheia sempre tem um som firme e seguro. Pouco barulho por causa do muito conteúdo.
Eu, pelo jeito vou continuar assim: "Do-Contra".

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."
(Romanos 12: 2)



Forte abraço!

13 comentários:

  1. A paz do Senhor varão. Que nossa Senhor Jeus continue derramando óleo sobre ti.rs
    Olá Pr, bora nessa contra-mão.
    Passei por aqui pra deixar um abraço.

    DouG

    ResponderExcluir
  2. Hahahha to rindo do post do anonimo, quase te passa um trote, hahhahhah!
    Sabe pastor, é engraçado hoje ta tudo tão igual, que qqer igja q vc vá, é sempre os mesmos hinos, as mesmas danças (?) e a pregação é de auto ajuda! Ta tudo tão igual, eu nao suporto cantar mais musicas longas e vazias, não é o louvor que gosto de oferecer a Deus, eu sempre gosto de acreditar no que canto e qdo eu vou a uma qqer igreja q tenha esse tipo de louvor minha mente divaga fica longe, longe. e essas pregaçoes de auto ajuda nao da mais pra mim!

    EU QUERO OUVIR O EVANGELHO CENTRADO EM CRISTO E NÃO EM HOMENS!!!

    Sabe se vc gravar um cd com os hinos antigos do Pr. Adhemar (saudades pra caramba) do Asaph (saudades, lembro minha conversao) e outros das antigas, vc pode ter certeza pelo um cd ta vendido, eu compro! rs mas é sério, eu compro

    Abço!

    NEle que soube ser do contra com muita elegancia!!

    ResponderExcluir
  3. Confesso: Falhei na minha promessa.

    Mas, redimida, quero comentar um pouco do que li.

    Eu odeio o meio gospel, odeio mesmo. Odeio sensacionalismo, sentimentalismo e produções dos tais "crentes". Não gosto mesmo de gente que faz o tipo de coisa que você disse no texto. (Tanto para as rádios, quanto para os produtores...)

    Acho que adoração tem virado um mercado e muitas pessoas boas tem caído nessa.

    Se vou pela contra-mão? O dia que eu estiver andando da maneira correta, me avise. Devo estar com algum problema.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. EI GILDO COMO VAI? VÍ TUA POSTÁGEM NA UBE E RESOLVÍ ESTACIONAR...

    QUANDO RESOLVEMOS DESATAR ESTE NÓ QUE CHAMA-SE "SER EVANGÉLICO", E MERGULHAMOS NA REALIDADE DE QUE NOSSO CAMINHO É AMAR A CRISTO, E SÓ A ELE , O MUNDO CAI! E, APÓS BAIXAR O PÓ DA FANTASÍA (DE SER CRENTE), SURGE A OPORTUNIDADE DE SERMOS "FÍLHOS DO ALTÍSSIMO"... VIVENDO TUDO SOMENTE POR JESUS CRISTO E "MAIS NADA E NINGUÉM"...
    ... OS LEVITAS ERAM ASSISTENTES PARA TODAS AS FUNÇÕES TEMPLÁRIAS, E UMA DELAS E A DE SEREM LEVITAS "CANTORES"... TAMBÉM CUIDAVAM DA LIMPESA, DA GUARDA DOS PORTÕES, DO SACRIFÍCIO DOS ANIMAIS, E OUTRAS... VÊ?
    A REFRAÇÃO DO FOCO NA LUZ DE CRISTO FAZ MINIMIZAR A VISÃO, E TAMBÉM MAXIMIZAR A IMPORTÂNCIA DE OUTROS ATRIBUTOS NA OBRA DE DEUS! CRIA ANSIEDADE! E TE AFIRMO: DO MOMENTO QUE REALMENTE NOS DEIXAMOS ILUMINAR PELA LUZ DE CRISTO, AINDA ANTES DA LUZ "DO EVANGÉLHO",
    SOMOS IRREMEDIANTEMENTE POSICIONÁDOS CONTRA O VENTO! E, SÓ O AMOR NOS PROTEGE CONTRA ELE; E MAIS NADA! ESTE BARULHO QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO AO BATER NESTAS "LATAS VASIAS" GERA APENAS MAIS FRUSTRAÇÕES...
    DEIXA DISSO! FAÇA RECITAIS SOLITÁRIOS SÓ PARA O MESTRE! SE FOR DE CORAÇÃO, ELE CERTAMENTE ABRIRÁ UM SORRISO E DIRÁ: VÊ MEU PAI, MAIS UMA FLÓR NASCEU NO NOSSO JARDIM!

    ABRAÇO FILHO! PR. GILBERTO SERENO.
    http://blogdopastorsereno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor, pastor!!

    Obrigada por seguir meu blog!!

    Graças à Deus eu sou uma "Do-Contra" também!! =]

    Que Deus continue abençoando a sua vida e usando a sua vida para abençoar!

    Estou seguindo seu blog!

    ResponderExcluir
  6. rsrsrs... começo a entender pq não sou compreendida em muitas coisas e que pareço ser "rebelde" aos olhos de muitos... tava na minha cara, como eu não percebi isso antes!? Eu sou do contra! Ainda essa semana, eu e o Sandro estávamos na casa do Rodrigo, que ele nos convidou para jantar lá... e estávamos vendo um vídeo do Pr. Cirilo, um homem com um violão, strings de fundo junto acompanhando e voz, algo tão simples, mas que a presença de Deus inundou aquele lugar, simples... Pois nosso Jesus é simples! O Rodrigo chegou a chorar, não só ele mas todos que estavam ali, pois tinha mais irmãos... doía tanto olhar nossa realidade, sabe! Não precisamos de modismo para adorar, nem ficar berrando, nem sermos animadores de palco! Pois nosso Jesus age na simplicidade... O Espírito Santo é sensível! Chega de seguir o fluxo de homens! Eu tenho tanta saudade de Deus... Mtos se firmam em seus títulos e se acham melhores que todos... mais santos, mais sábios e ai de quem vai contra!!!! rsrsrs... e como vc disse, Jesus não quer adoradores entitulados! Mas adoradores que O adorem em Espírito e em verdade! E cadê esses em nosso meio!?

    Qdo digo que vc é minha referência de verdadeiro adorador, é por esses detalhes... Vc antes de ser o GILDINHO, é servo e mais, vc vive aquilo e fala... e por isso faz a diferença no reino por onde passa!

    É meu amigo Gildinho... acho que pelo jeito tbm vou continuar assim: do contra!

    Grande abraço! Amo sua vida muitão!

    Vou imprimir algumas matérias suas para o Rodrigo e a Simone lerem, tenho certeza que eles irmão amar. E claroooo, rsrsr vou colocar no meu site... Com sua benção, claro! hehe...

    www.nojardimdaadoracao.com

    ResponderExcluir
  7. APRENDI QUE DEVEMOS AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS!
    MTAS VEZES NOS ESQUECEMOS DISSO!
    E QUEM AMA, QUER ESTAR JUNTO, BEM PERTINHO!
    QUEM AMA SENTE A NECESSIDADE DE MOSTRAR ESSE SENTIMENTO...
    ENCONTRAMOS UMA FORMA DE DEMONSTRAR ESSE AMOR A DEUS ATRAVÉS DA NOSSA ADORAÇÃO...
    ADORAÇÃO NA BUSCA DE ESTARMOS MAIS PRÓXIMOS D'ELE... ADORAÇÃO ATRAVÉS DA NOSSA MÚSICA...
    CREIO QUE AS PALAVRAS QUE SAEM DE NOSSA BOCA DEVE SER O VDDEIRO LOUVOR A DEUS...
    TENHO TENTADO PASSAR ISSO AO MINISTÉRIO DAC...
    QUE NÃO DEVEMOS ANDAR DE MODA EM MODA, MAS DEVEMOS ABRIR NOSSO CORAÇÃO AO SENHOR JESUS E DECLARARMOS REALMENTE O AMOR AO NOSSO CRIADOR...
    EM ATITUDES, PALAVRAS E PENSAMENTOS...
    O SENHOR CONHECE A SINCERIDADE DE CADA CORAÇÃO, ENTÃO QUE SEJA NÃO APENAS UM COSTUME OU OBRIGAÇÃO, MAS, UMA NECESSIDADE ADORÁ-LO!!!
    POR ISSO AMADO PR. GILDO, SENDO COMERCIALIZÁVEL OU NÃO A SUA MÚSICA... COM ELA CONSEGUIMOS REALMENTE ADENTRAR NA ATMOSFERA DA ADORAÇÃO...
    JAMAIS DESISTA, AO CONTRÁRIO... INSISTA, POIS QUEM INSISTE ALCANÇA A BÊNÇÃO!!!!
    GRANDE ABRAÇO!
    - LILI - MDAC IEQ SÃO GUILHERME\ SOROCABA
    SEC. COMMEQ REGIÃO 1 - SOROCABA-SP

    ResponderExcluir
  8. Aha Uhuu ... eu sou do contra!!!

    [Graças a Deus!!!]

    ResponderExcluir
  9. Graça e paz,meu amigo e irmão em Cristo Gildo.
    Li sua postagem e gostei muito.
    Não vou te dizer que sou "do-contra",vou dizer que a sua luta é a minha.
    Também não gosto de muito do que vejo no meio Evangélico( destaque para os líderes evandélicos),mas a minha postura é de esperança,pois, Jesus orando disse:"Não peço que os tire do mundo,mas que os livre do mal".
    Então a minha fé me leva sempre para o campo da esperança.Esperança em quem?Em Jesus.Ele é a minha esperança.
    Por isso,sei que a tua hora vai chegar,assim como chegou a vez de Ester(Ester 2.15a), eo Senhor vai te exaltar na frente daqueles que torcem pela sua derrota.
    Não perca a esperança meu amigo,o Senhor é contigo!seja MAIS UM CHEIO DE ESPERANÇA!!!

    ResponderExcluir
  10. Ah ... estava me esquecendo ...

    Minha mãe comprou um Cd di musica gospi! rsrsrsrs
    E sem brincadera, eu vou quebrar o cd!!!
    Ele consiste em uma musica "carro chefe" que fala da chuva, terremoto, raios, inundações [tendencia musical!!!] e mais 10 musicas, que praticamente são mesma, só que em ritmos diferentes ... Acho que o cantor/ produtor pensaram em lançar um cd com a musica em questão e mais 10 pra enxer linguiça!!!

    ResponderExcluir
  11. Gosto de sua musica e comprei seu cd.
    Pois é ...

    ResponderExcluir
  12. É Gildao( ou Pr. Rev. exlentissimo Gildo rs) Já que abre mão de Titulos igaul a mim, vai Gildão mesmo...
    Cara, é muita "Vitória", muito banquete na frente dos inimigos, muita Dupla honra... aff..
    As vezes a "gente" vai pra igreja esperando uma "cajadada" de Deus pra olhar pra cara da esposa e dizer "tá vendo mulé?? recebeee..."

    Essa hipocrisia eclesiastica já me encheu...E graças a Deus a igreja emergente ta ai trabalhando para o reino...
    É uma gladiação por conta de horarios de TV, por membresia,por biblias com comentarios relacionados a finanças, properidade, da mulher, do homem e do gays...(!?!) Se "estuprar" a palavra de Deus não é isso eu nao sei o que é...

    A verdade é que tem muita gente INDO pro INFERNO por sermos egoistas a ponto estarmos interessados em guardar Deus numa caixinha e abri-la de Domingo...

    Assisti uma palestra que voce deu aqui na IEQ de Perus do Pr. Armando (agora Rev...sei lah...)Fiquei incrivelmente feliz ao saber que continua firme em sua luta e jornada, mantendo suas ideias e ensinamentos, ao contrário do "Natural" : se afastar da Simplicidade do evangelho.

    Que Deus continue tendo misericordia de Nós...
    É uma mistério a Graça e Amor do PAI, concorda?? como pode....

    Abraços
    Ivinson Lima

    ResponderExcluir
  13. Concordo, quero ser estar na conta mão do mundo.

    ResponderExcluir

Comente aqui como pensa a respeito do que escrevi.
Assim ampliamos o conceito e enriquecemos o conteúdo!
Abraço!

FAÇA UM BLOGUEIRO FELIZ!!!

C O M E N T E ! !

Corajosos que teimam em ler o que escrevo: