quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Dia Cinza

"A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma); ela ocorre quarenta e seis dias antes da Sexta-feira Santa contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.

Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimónia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.

Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia depois da terça-feira gorda ou Mardi Gras, o último dia da temporada de Carnaval."

Fico aqui pensando: não seria melhor aceitarmos o fato que todos pecamos e estamos destituidos da glória de Deus, segundo consta em [a]Romanos 3:23? Ou então entendermos que se não fossem as misericórdias do Senhor serem renovadas a cada dia nós seríamos consumidos, como diz [b]Lamentações 3: 22?

O ser humano é no mínimo, intrigante; separa os seus deleites esquecendo-se do seu Criador, criando todas as possibilidades para o caminho rumo ao inferno. Volta as costas para Deus, cometendo as mais absurdas afrontas experimentando todos os perigos que puder, tentando a Deus ([c]Lucas 4:12), provocando Sua ira ([d]Colossenses 3: 5, 6), construíndo seus próprios ídolos ([e]Êxodo 32:1) e depois, como que premeditadamente, de forma sínica e teatral curva-se para pedir perdão e lamentar-se do que havia planejado fazer e fez.

Com cinzas sobre a testa espera revigorar sua força e espiritualidade e para quê? Continuar uma vida destruída e sem propósitos, sem expectativas e planos, sem amor verdadeiro e respeito, sem nem mesmo saber que é.

Quantos homens e mulheres já perderam sua própria identidade e vivem uma grande farsa em seus relacionamentos. Quantas famílias destruídas por falta de calor e atenção! Por falta de Deus... falta de Jesus!

As cinzas não adiantam! Um mero símbolo que já não simboliza pois não transforma coisa alguma, ou melhor, pessoa alguma. As canções, os versos e as prosas, por mais belos ou sonoros que sejam - são cheios de nada, vazios de tudo - pois não tem o primordial, o ingrediente real do arrependimento verdadeiro e sonoro: O sangue de Jesus ([f]1 João 1:7)! Este sim, uma vez derramado no sacrifício vicário do Salvador, serviu de expiação, justificação para pagar as nossas culpas, desobediências e agravos cometidos contra Deus e o Seu Reino. Este sim, sendo a marca da nova aliança entre Deus e os Homens através de Jesus o Cristo pode levar o coração integralmente a uma vida de perdão e de mudança de comportamento.
Este sim, foi o preço mais alto que teve que se pagar para dar ao ser humano aquilo que ele mais procura: a felicidade.

As cinzas não adiantam! São uma capa translúcida para a imundíce; todo mundo vê.
De que adiantam as cinzas se a alma ainda está presa ao pecado?
De que adiantam as cinzas se os vícios continuam te consumindo?
De que adiantam as cinzas se a mãe não perdoou a filha, ou o pai o filho, ou as duas irmãs não se falam há anos por causa de uma discussão tola e um orgulho idiota?

As cizas não adiantam!
O que a Bíblia nos ensina? A rasgar o coração ([g]Joel 2: 13), ou seja, não é o exterior do Homem e sim o interior dele que precisa posicionar-se para uma vida nobre e justa. Para poder colher frutos do arrependimento ([h]Mateus 3: 8) e torna-se feliz ou como consta na Bíblia: Bem-aventurado.

"Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos,
para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas."
(Apocalipse 22: 14)




[a] Romanos 3: 23
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
[b] Lamentações 3: 22
As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
[c] Lucas 4: 12
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus.
[d] Colossenses 3: 5, 6
Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
[e] Êxodo 32: 1
MAS vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.

[f] 1 João 1: 7
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

[g] Joel 2: 13
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.

[h] Mateus 3: 8
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;



Haja paz entre nós.
 
Gildo de Carvalho.

2 comentários:

Comente aqui como pensa a respeito do que escrevi.
Assim ampliamos o conceito e enriquecemos o conteúdo!
Abraço!

FAÇA UM BLOGUEIRO FELIZ!!!

C O M E N T E ! !

Corajosos que teimam em ler o que escrevo: