terça-feira, 9 de março de 2010

Lata Cheia e Lata Vazia

Certa vez, ouvi uma mensagem muito esclarecedora de um colega de ministério.
A mensagem foi apresentada bem naquela época em que a moda nas igrejas era o "cair sob o poder".
Coisas que nos intrigam...
Experimentamos muitas sensações diferentes nesse período.
Vivemos um momento de extremo sentimentalismo e pouca racionalização dos sentidos. Quem queria aproveitou até o quanto pode. As pessoas davam a nítida impressão de querer aquilo. Se não viesse um pregador que "ministrasse" nessa "visão" era tido como fraco e frio (ff) - só pra constar, "ff"em música significa fortíssimo, o que parecia ser realmente o caráter desses pastores que não cediam facilmente aos modelos utilizados por tantos na época.
Cheguei a ver pessoas que já se condicionavam pra cair. Senão, não tinham "recebido" nada.
Foi nesse alvoroço de informações espiritualizadas que ouvi meu amigo pregando sobre as manifestações de Deus na vida do crente e como identifica-las para não incorrer em exageros e heresias. Ele fez uma comparação simples, porém clara e sem rodeios: duas latas, uma cheia e outra vazia.

A lata cheia, após ser erguida e solta ao chão, produzia um som firme em seu contato com o solo; a lata vazia por sua vez, ao cair produzia muito barulho, exatamente por estar vazia. Note: uma lata cheia tem um som firme, seguro, certo, bastante definido. Qualquer pessoa, ao ouvir o seu som saberá que se trata de um som firme, devido ao conteúdo da lata ocupar todo o seu espaço. Não há lugar para faltas, não há vazios que não sejam preenchidos, não há possibilidade de ser abandonada por aí e nem ser perdida, pois uma lata cheia tem mais valor.

A lata vazia faz muito barulho, cai ao chão com simples empurrões. Vai rolando longe! Se é colocada em pé, não demora muito e cai de novo. Não há conteúdo algum nela para sustentá-la em lugar algum. Dificilmente será lembrada por alguém, pois não tem valor em si mesma por estar completamente vazia. O som produzido por ela é instavel, inconstante. Se batem nela, produz uma espécie de som, se ela rola ao chão, produz outro, se cai pelos degraus de uma escada, a gama de timbres é diferente. Latas vazias não tem o suficiente em si para sustentar nada sobre elas, pois são frágeis. Se um dia alguém tiver que procurar uma lata, certamente a melhor será a cheia! A lata vazia não fica na despensa, se a lata vazia não for em breve para o lixo, irá para bem próximo dele.

Certa vez, Jesus disse que nós deveriamos guardar o bom tesouro (a Palavra) em vasos de barro, para que a excelencia do poder seja de Deus e não de nós. Isso significa que os homens olham para o exterior de cada um, tendo suas impressões da vida pelo que é aparente. Mas somente saberão quem tem o que oferecer quando se permitirem ouvir o que temos a dizer. Pois é a Palavra que tem poder. É ela que pode restaurar o ânimo do cansado e dar direção ao perdido. É ela que lida com as nossas imperfeições e lapida as nossas arestas até que sejamos considerados "de valor".
Hoje eu continuo refletindo sobre a palavra do meu colega e me perguntando: que tipo de lata eu sou? Que tipo de latas tem enchido os auditórios das igrejas contemporãneas? Que tipo de pastores tem lutado pra angariar somente latas vazias com a finalidade de consumir tudo e mais um pouco do que tem (lembro que a palavra diz: tirai do que não tem, pois até o que tem lhe será tirado)? Me parece que essa injustiça tem se generalizado. Os líderes atuais bem que poderiam ser comparados aos espíritos dominadores, pois estão roubando, matando e destruindo, esquecendo-se que esse seria o papel do diabo.
Incentivar vidas preciosas aos olhos do Senhor a acreditar e sentir coisas passageiras que não trazem fruto real e não acrescentam nenhum valor às suas vidas, a meu ver, é ser dominador ainda que não seja um espírito mau.

"Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória."
(1 Pedro 5: 1 - 4)

É triste constatar que os altares (ou púlpitos, como queiram) estão com latas vazias aos microfones. E me preocupa o fato de serem vazias muitas delas que ocupam várias funções de destaque ali. Onde um mau ensina o que começa bem a fazer o mal como ele. E ainda, vazias ficam as vidas que, como expectadores, acompanham o desenrolar de suas vidas medíocres e sem satisfação de serem sequer representantes de uma denominação religiosa (hugh!), quiçá fossem embaixadores de Jesus - utopia?! Frios e fracos são cheios de nada e ficam a espera de um avivamento sem arrependimento. Um poder mágico que lhes proporcione mais ilusões e fantasias em nome de alguém que só deseja liberta-los para uma vida abundante e renovada.

Eu? Vou correndo me pesar... Para que o real pesar não seja no peso da consciência nem do pecado e sim no peso da responsabilidade do saber e não me omitir, do conhecer para confrontar, do orar para compreender, do amar para viver, do perdoar para ser perdoado, do render para ser alcançado.

Haja paz entre nós.

Gildo de Carvalho

17 comentários:

  1. QUERIDO COORDENADOOOORRRRRRRRRRR....
    QUE FORTE ESSA VISÃO....
    REALMENTE LEVA-NOS A REFLETIR...
    TB TO INDO ME PESAR....
    GRANDE ABRAÇO! PAZZZZZ
    -LILI-
    SEC. COMMEQ REGIÃO 1 SOROCABA

    ResponderExcluir
  2. UAU! COMO SEMPRE, PALAVRA ABENÇOADÍSSIMA! DEUS DÁ UMAS LAMBADINHAS, MAS COMO É BOM TOMAR UMAS DE DEUS DE VEZ ENQDO, NUNCA TINHA PARADO PRA PENSAR QUE TIPO DE LATA EU SOU, CONFESSO QUE ME ENERGONHEI, RS... OUVI A PALAVRA DO BLOG DA IEQ - PARI, E DEUS TEM CUIDADO DE MIM ATRAVÉS DESSAS PALAVRAS!

    EU FICO ANCIOSA, EM QUANDO TERÁ UMA NOVA PALAVRA, RSRS... TENHA CERTEZA DE QUE TEM PRODUZIDO FRUTOS, TD QUE VC ENSINA E NOS FALA...

    GRANDE ABRAÇOOOO!

    SANDRO & LIAH

    ResponderExcluir
  3. Liah, Sandro e Lili

    É bom saber que os vossos corações estão abertos para as verdades de Cristo.
    Me resta dizer: prossigamos em conhecer o Senhor!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Pr. Gildo, Eu lembro da época do cai cai dentro da igreja e tenho aquilo guardado na minha memória com vergonha! Eu lembro daqueles adolescentes brincando de cair na unção e eu achava aquilo absurdamente falso e era criticada! Me traumatizou! Glória a Deus isso acabou!!! Quer saber??? Vou me pesar também!!!

    beijos... Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Ana Paula,

    Só nos resta lembrar a Palavra quando lemos: - quando era menino fazia coisas de menino.. e por aí vai.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. olá Gildo!
    Grata pela visita e parceria no INSIGHT. Seu blog é uma benção também. Deus te abençoe irmão!

    ResponderExcluir
  7. É uma honra tê-lo como meu seguidor, desejo de coração que Jesus continue abençoando seu trabalho tão lindo e cheio de personalidade. Fique na paz de Cristo!
    Já estou seguindo seu blog.

    ResponderExcluir
  8. Pastor Gildo de Carvalho,a Paz do Senhor Jesus cristo o Nazareno,seja com o irmão.
    A irmã aí em cima,comentou sobre aquela onda de cair nas igrejas.
    Eu me lembro,em uma certa igreja,estava esta onda de imposição de mãos na cabeça.E as pessoas caiam no solo.
    Segundo os dirigentes eram no Espírito.
    Certa vez,eu presenciei um pastor de uma igreja,estava orando para os irmãos.
    Ele,impôs suas mãos na cabeça de uma pessoa e começou a orar,ele esperava que ela caisse,mas ela ficou firme em pé.
    O pastor,para não ficar mal perante a igreja,empurrou a cabeça da irmã para trás até ela cair no solo.
    Ao cair no solo,deitada porém acordada lúcida,a irmã peguntou ao pastor: E agora pastor? O que eu faço?
    O pastor disse a ela,não sei irmã! e foi saindo de fininho sem dar explicações.
    outra vez,após a oração através de imposição mãos,estava um irmão caido no solo no altar da igreja.
    Ele ficou quase o culto todo caido no solo.
    Depois do culto,eu curiosamente e desconfiado,chequei até o irmão e perguntei-lhe: Irmão,o que vc sentiu?
    Vc,teve alguma visão Espiritual? ou foi arebatado?
    O irmão,na maior naturalidade respondeu o seguinte: O pastor,pôs as mãos em minha cabeça,orando me empurrou com suas mãos e eu cai.
    Mas,como eu estou voltando de uma viagem e estou muito cansado,e com muito sono,eu continuei no solo poucos minutos depois dormi no assoalho do altar.
    só acordei uma hora depois,e retornei para o lugar em que eu estava assentado.
    Isto é fato real eu presenciei.
    Deus tende misericódia do teu povo.

    ResponderExcluir
  9. Caro Anônimo, isso é o que podemos descrever não como imposição de mãos mas, "impurração de mãos" - já vi muita coisa também.
    Não duvido que possa haver uma ação genuina da parte de Deus, mas isso é muita fraqueza espiritual em busca de um mero show que a nada leva.

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite!!!

    Estou retribuindo sua gentileza!!!

    Fica na paz de Cristo, e parabéns pelo seu Blog!!!

    ResponderExcluir
  11. Paz, Pr Gildo.

    Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus lhe continue abençoando poderosamente.

    Estou seguindo o vosso blog.

    Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder sempre em melhorias no meu blog.

    http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

    Siga-nos também.

    Fica com Deus.
    Um abraço, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir
  12. Meus caros Gilberto e Alexandre, é um prazer tê-los por aqui! Peço que Deus os abençoe a cada dia em vossa missão!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. BomSábado. Tomei a liberdade de usar uma imagem d s blog p uma mini cronica "A Mulher de Laqta".
    http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/3291447. Abraço e sucesso sempre. Soaroir

    ResponderExcluir
  15. O QUE EU ACHO PASTOR GILDO DE CARVALHO É QUE, SIM, EXISTEM AS PESSOAS QUE CAEM AO CHÃO POR EMOÇÃO E MENTIRA, MAS ESSAS VÃO SE VER COM O DEUS QUE É O DEUS DA VERDADE, POIS SE A PESSOA CAI AO CHÃO PELO ESPIRITO TEM QUE HAVER MUDANÇAS. O QUE EU ACHO QUE ESSE ASSUNTO NÃO DEVERIA ESTÁ SENDO ABORDADO, POIS PELO QUE VEJO O SENHOR ESTÁ GENERALIZANDO TODOS OS PASTORES QUE FAZEM ISSO E CHAMANDO ELES DE MENTIROSOS OU SEI LÁ... PASTOR NEM TUDO É DE DEUS, MAS NEM TUDO É DO DEMÔNIO. FICA A DICA. ACHO QUE TEM PASTORES QUE VEM COM ESSES ASSUNTOS SO PRA GANHAR IBOPE!! A PAZ SEJA CONTIGO. E ESTOU NO ANONIMATO PQ EU SOU QUADRANGULAR E SEM QUE O POVO DA QUADRANGULAR NÃO SÃO INTELIGENTES AO PONTO DE VER QUE ISSO NÃO É UMA BRIGA OU ESTOU LHE DENEGRINDO, E SIM UM PONTO DE VISTA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo quadrangular, não generalisei. Apenas analisei! Nem disse que era do demônio! Nem chamei ninguém de mentiroso. Quem for o é, e quem não for está tranquilo no que faz. O problema é o povo, caro anônimo, que segue estes que usam da boa fé deles e da carência que tem, abusando e manipulando. Que Deus levante pessoas capazes de prometer apenas aquilo que Deus disse em Sua palavra, sem inventar nada mais. O Evangelho é o poder de Deus, mas o Evangelho puro, genuíno! Os nossos colegas (se é que me entente, se vc for um deles) precisam saber o que significa a expressão "Sola Scriptura" - Ahh, também não estou brigando.. Abçs!

      Excluir
    2. OBRIGADO POR SUA RESPOSTA CORRETA E DE CARÁTER. REALMENTE ÉS UM HOMEM UNGIDO DE DEUS. ME PERDOE PELA MINHA MAL INTERPRETAÇÃO DE SUAS PALAVRAS. SOU SEU ADMIRADOR AINDA MAIS. (SEMPRE FUI).

      Excluir

Comente aqui como pensa a respeito do que escrevi.
Assim ampliamos o conceito e enriquecemos o conteúdo!
Abraço!

FAÇA UM BLOGUEIRO FELIZ!!!

C O M E N T E ! !

Corajosos que teimam em ler o que escrevo: